• Hospital Bom Pastor Ijuí

Janeiro Branco: profissionais realizam atividades com pacientes da saúde mental

A psicóloga Neuza Scheffler Ciechowicze e a fisioterapeuta Ana Lucia Buzanelo realizaram uma atividade com os pacientes da saúde mental. A roda de conversa foi sobre a campanha que tem como slogan "o mundo pede saúde mental".


Conforme a psicóloga, a campanha acontece em janeiro por ser o primeiro mês do ano. “O nosso primeiro objetivo do ano precisa ser o cuidado com a nossa saúde mental, que possibilita um corpo saudável e relações sociais e de trabalho saudáveis. Tudo começa com a mente saudável. Precisamos cuidar do corpo, mente e espiritualidade, pois somos um todo. Geralmente esquecemos de investir para uma mente saudável, mas é fundamental fazer escolhas que agregam; buscar relações saudáveis; buscar ajuda pra resolver situações de conflitos diretamente com os envolvidos e/ou compartilhando com pessoas próximas; ressignificar situações de traumas através da fala com ajuda profissional sempre que necessário; praticar hobbies, atividades físicas, construir e reconstruir sonhos. Pois em janeiro se trata de um mês reflexivo e de um recomeço, assim os sonhos são necessários, pois motivam a cada novo dia a busca da realização destes sonhos e colocam o sujeito em movimento”, destaca.


No encontro os pacientes falaram sobre seus sonhos que precisam ser reconstruídos e adaptados, assim como aconteceu nos últimos dois anos. Também foram abordadas questões sobre as consequências psíquicas de situações que a pandemia causou nas pessoas e nas relações.


Logo após, a fisioterapeuta desenvolveu uma atividade de alongamento com os pacientes. “A atividade física atua na melhora do autoconhecimento, autoestima, imagem corporal, auxilia na redução do estresse, ansiedade e depressão, proporcionando um bem estar geral físico e psíquico, mantendo a mente leve!”, afirma Ana.


Durante todo o mês, o Hospital Bom Pastor dará continuidade as atividades para debater questões sobre saúde mental e emocional.






1 visualização0 comentário