• Hospital Bom Pastor Ijuí

CAPS AD do Hospital Bom Pastor promove exposição de obras dos pacientes

O Caps AD realizou uma exposição das obras feitas pelos usuários nas rodas de conversas coordenadas pela Terapeuta Ocupacional, Desireé Lahutte Seeger. As pinturas foram uma proposta para que os pacientes expressassem nos quadros seus sentimentos a respeito do questionamento “o que é e o que representa a saúde mental?”. No encontro, os usuários falaram sobre suas pinturas, relatando os significados e explicando para a equipe e para os outros integrantes do grupo o que cada um desenvolveu.


“Eles conseguiram se expressar de uma forma muito interessante, que eu acredito que verbalmente eles não conseguiriam. Além disso, a ideia foi dar a eles um lugar de protagonismo, de ocuparem esse outro espaço para além de usuários da saúde mental, mostrando que também são artistas e que podem criar”, afirma Desireé.


Segundo a assistente social Leticia Costa, as vezes se rotula tanto nos serviços de usuários que parece que não existe outra ideia além de ser um paciente. “Eles vêm até nós como usuários de substâncias psicoativas, e parece que não são vistos para além daquele diagnóstico, como se isso determinasse o que eles são”.


Além das pinturas, o Caps AD realiza diversas oficinas e atividades com os usuários.











11 visualizações0 comentário