Definidas prioridades de Ijuí para Consulta Popular

23/05/2010 20:18

Foram escolhidos em assembleia pública municipal do Conselho de Desenvolvimento Municipal de Ijuí (Codemi) os oito projetos do município de Ijuí, que serão votados novamente em assembléia regional à Consulta Popular do Estado. O encontro ocorreu segunda-feira, dia 17, na Sede Acadêmica da Fidene.

O projeto mais votado foi na área da saúde, com 78 votos. Segundo o presidente do Codemi, Sérgio Allebrandt, o projeto compreende a construção de uma unidade do hospital Bom Pastor e recursos para o Cisa, relacionados ao atendimento e exames de média e alta complexidade.

Já na educação, foram 76 votos. O projeto prevê diversas ações voltadas a melhorias no ambiente pedagógico das escolas estaduais, incluindo ensino médio, fundamental e profissional. Conforme Allebrandt, para esta, estão disponíveis R$230 mil, uma vez que Ijuí concentra a metade das escolas estaduais, existentes nos 11 municípios que compreende o Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial (Corede- Norc).

A votação teve seqüência com 67 votos para a área da segurança, onde foram apresentados projeto integrado pela Polícia Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. Neste, o presidente do Codemi destaca que estão inclusos viaturas, aquisição de um caminhão para o Corpo de Bombeiros e outros equipamentos pra o uso das equipes.

Foram registrados 60 votos para a agricultura, em que o projeto é da ordem de R$300 mil, voltado a geração de renda, especialmente ao arranjo produtivo da agricultura familiar, para a área leiteira e agroindústrias, conforme destacou Sérgio Allebrandt.

A implantação do aterro sanitário e unidades de reciclagem de resíduos contou com 47 votos. Ainda 46 para as Redes de Cooperação, cujo programa já existe há 10 anos na região.

Para a área de ciência e tecnologia, que compreende pesquisa voltada à melhoria das pastagens da cadeia produtiva do leite, foram 25. E com 15 votos, ficaram os recursos para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Ainda na assembleia, foram eleitas duas delegadas para representar o município  na assembléia regional, no próximo dia 25, Jaqueline Schimanoski Machado Roberto e Rosmari Marodin Gobo. Como suplente ficou Elemar Steinke.

Na assembleia regional, Corede-Norc e os delegados dos municípios da região, irão definir quais os dez projetos que integrarão a cédula de votação para a escolha do que será feito em 2011.

A Consulta Popular será no dia 23 de junho, quando cada cidadão portador de título eleitoral, poderá votar naquilo que deseja que seja incluído no orçamento do Estado para o próximo ano. Sérgio Allebrandt lembra, que é muito importante a população comparecer às urnas e depositar seu voto na Consulta Popular.

Fonte: http://www.ijuhy.com/noticia-ler.php?id=14727



Conheça o
Novo
Bom Pastor!