Jornada de Sáude Mental reúne profissionais e estudantes da saúde

14/09/2010 09:13

Profissionais e estudantes da área da saúde mental estão reunidos no Auditório do Sesc de Ijuí participando da 1ª Jornada de Saúde Mental do Hospital Bom Pastor, com o tema “Saúde Mental na Atualidade- Perspectivas e Desafios da Depressão e Dependência Química”.

O evento teve início na noite de quinta-feira, 09, com a palestra da Psicóloga Cláudia Santos que falou sobre Saúde Mental na Promoção da Vida.

De acordo com o Coordenador da Jornada, o Psicólogo Rodrigo Garcia Martins, o objetivo da Jornada é mostrar o que há de atual em manejo com pacientes depressivos e dependentes químicos.

“Em Ijuí há um aumento grande de dependência química principalmente no crack, e ainda há pouca capacitação para os profissionais desta área, esta Jornada visa a ajudar na capacitação destes profissionais”, destaca.

Na parte da manhã desta sexta-feira, a primeira palestrante a fazer o uso da palavra foi a Assistente Social Maria da Graça Turck, que falou sobre a Família como espaço de Manutenção ou de superação da dependência química.

De acordo com a palestrante, a Jornada é importante para dar um alerta para a comunidade em relação às drogas. “Um ponto a destacar é que a sociedade capitalista trata as pessoas como consumidores, logo a identidade social de cada indivíduo se expressa por esta subjetividade que vai somar para que a dependência química se institua na sua vida, estabelecendo entre eles, traficantes e usuário, uma relação de mercado: alguém que vende e alguém que compre”, destaca.

Para a Assistente Social Maria da Graça Turck, a droga é um fenômeno social, de mercado e na sociedade capitalista ela é extremamente democrática. “Ela circula em todas as classes sociais”, ressalta.

O evento tem continuidade durante toda a sexta-feira, com as seguintes palestras: “Uso de Drogas como Medicalização do Sintoma Social, com Loiva Maria De Boni Santos – Psicóloga, mestranda em Psicologia Social pela UFRGS; “O Cuidado em Saúde Mental em Situação de Crise”, com Bernardete M. Dalmolin – Enfermeira, mestre e doutora em Saúde Pública; “A Depressão no Dependente Químico”, com Carlos Salgado – Psiquiatra, mestre em Psiquiatria pela UFRGS.



Conheça o
Novo
Bom Pastor!