Histórico do Hospital Bom Pastor

O Hospital Bom Pastor foi fundado pela Cooperativa Regional Tritícola  Serrana Ltda (COTRIJUÍ) em 18 de maio de  1981, com o objetivo de atender especialmente aos associados dessa cooperativa e demais produtores rurais  de sua área de ação.

O Hospital foi administrado pela cooperativa até 23/12/1988, quando esta desafia seu quadro social a criar a Sociedade Hospitalar Beneficente Ijuí, passando a ser assumida pela comunidade local. Conforme determinação do novo código civil, em 19 de janeiro de 2005  altera sua denominação para Associação Hospital Bom Pastor Ijuí.  

A Associação Hospital Bom Pastor Ijuí é uma instituição de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal, com registro no Conselho Nacional de Assistência Social, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, regida por estatuto próprio e dirigida por uma diretoria composta por pessoas da comunidade, que desempenham seus cargos de forma voluntária. A entidade  presta serviço de saúde à população residente no meio rural e urbano de Ijuí. Além disso, atende pacientes que provém de mais de 50 municípios da região e pertencentes a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde..

É um Hospital geral, de pequeno porte, com 42 leitos. Está classificado perante a Secretaria Estadual de Saúde como estabelecimento de abrangência microrregional. O corpo clínico é aberto, com 61 médicos, oferece atendimento em diversas especialidades clínicas e cirúrgicas. Está apto, também, a realizar os mais variados exames diagnósticos. Seu quadro funcional é formado por 57 funcionários, distribuídos nos setores de enfermagem, nutrição e dietética, radiologia, faturamento, recepção, farmácia, administração, manutenção, lavanderia, higienização e saúde mental.

O Hospital participa  do Programa  Estruturante “Saúde  Perto de Você” do Governo do  Estado através do convênio  para “Atendimento em Saúde Mental”, possuindo 6 leitos de incentivo em dependência química e 5 leitos de incentivo em psiquiatria. Com o convênio “Casa da Gestante”, do mesmo Programa, dispõe de 4 leitos, abrangendo os vinte municípios da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Iniciou em 2003 o atendimento ambulatorial em saúde mental através do programa estadual Cuca Legal, que mais tarde se transformou em  CAPS I – Centro de Atendimento Psicossocial - programa vinculado ao Ministério da Saúde. Esse serviço dispõe de: atendimento  individual pela equipe multiprofissional,   grupos terapêuticos com psicólogas, grupos de socialização com assistente social, grupos operacionais com enfermeiros, atendimento à família, oficinas de artesanato e culinária, coral de pacientes, participa e realiza atividades comunitárias, reuniões de equipe e formação. Mantém também convênio com o Município de Ijuí, através do programa Vida com Dignidade, a nível ambulatorial.

O serviço oferecido pelo hospital é reconhecido pela comunidade uma vez que se caracteriza pelo respeito e compromisso com seus pacientes, prestando assistência humanizada e personalizada, através dos principais convênios: SUS, Ipergs, Unimed, Cassi, Senergisul, Geap, Correios, Particular, Caixa Econômica Federal e Cisa.

O atendimento individualizado, o acolhimento e o espírito comunitário são a grande marca de nossa instituição. Daí a origem do slogan “HOSPITAL BOM PASTOR SUA VIDA: NOSSO MAIOR OBJETIVO.”



Conheça o
Novo
Bom Pastor!