Dicas de saúde

  • Como evitar as alergias respiratórias

    - Capas antialérgicas devem ser usadas para cobrir colchões e travesseiros. Prefira assentos de couro, napa e curvim - Cortinas, tapetes, carpetes, bichos de pelúcia, livros, brinquedos em excesso, plantas e cobertores de lã devem ser retirados dos quartos - Os ambientes devem estar bem arejados e ensolarados - Duas vezes por semana, lave os lençóis das camas - Para limpar a casa, use um pano úmido - Não use produtos de limpeza que tenham cheiro forte - Evite fumar no ambiente - Combata o mofo - Pratique esportes como natação, futebol, vôlei, ciclismo


  • Saiba como corrigir os erros de postura

    Os erros de postura são a principal causa das dores nas costas. De cada dez pessoas que têm um vício postural para sentar, andar ou deitar, sete deles sofrem de algum problema na coluna. Prevenir o incômodo das dores nas costas é bastante simples, basta tomar alguns cuidados como: 1-Criar novos hábitos de postura ao sentar, andar, dormir e dirigir. Hidroginástica, natação e caminhada são excelentes exercícios para melhorar a postura 2-Manter seu peso. O excesso de gordura aumenta a pressão entre os discos e sobrecarga a musculatura da coluna 3-Não seja um adepto do sedentarismo, que causa a flacidez da musculatura 4-Faça musculação. Ela ajuda a fortalecer o abdômen, os quadris e as costas. Os exercícios abdominais funcionam como um colete de proteção da coluna. 5-Renuncie ao tabagismo, pois a nicotina dificulta a vascularização dos discos presentes na coluna vertebral


  • Diferenças entre gripe e resfriado

    Esses dois problemas de saúde são bem diferentes, principalmente no que diz respeito aos agentes desencadeadores. Mesmo assim, muita gente confunde os sintomas da gripe e do resfriado. Em geral, os resfriados começam com uma coriza e obstrução nasal. A garganta pode ficar irritada e a tosse pode aparecer. É raro o doente apresentar dores no corpo ou aquele mal-estar, caracterizado pelo cansaço ou fraqueza. Já os sintomas da gripe são bem mais intensos – dores no corpo, mal-estar, obstrução nasal e dor na garganta. O resfriado dura de 4 a 7 dias, enquanto os sintomas da gripe podem permanecer até duas semanas. Como se prevenir * Não fique em locais fechados. Mantenha o ar circulando para que os vírus não se concentrem no local * Se possível, lave as mãos com um anti-séptico. Eles ajudam a eliminar os germes que causam o resfriado ou a gripe * Beba bastante líquido: água, suco de frutas ou chás * Respire pelo nariz e não pela boca. A mucosa do nariz aquece e umedece o ar que respiramos. Isso evita que o ar frio chegue aos pulmões. Se você respira pela boca, o ar não recebe o tratamento adequado * Prefira os lenços de papel e sempre lave as mãos após assoar o nariz * Se você está resfriado ou com gripe, é melhor ficar em casa. Descansar ativa o sistema imunológico * Tenha uma alimentação saudável * Tome vitamina C. Em geral, recomenda-se 60mg por dia. A melhor maneira de conseguir a vitamina C é através de frutas ácidas, como laranja, limão, morango e tomate e verduras.


  • Cuidados para entrar em forma sem riscos

    Antes de fazer qualquer exercício físico, é importante fazer uma avaliação física completa. Boa parte das academias de ginástica dispõem de profissionais especializados em medicina esportiva, mas se você pretende fazer exercícios físicos sozinho, converse com seu médico. Na avaliação física, além de perguntas sobre o seu histórico de saúde, é pedido um teste de resistência feito na esteira - acompanhado de equipamentos que medirão a sua capacidade respiratória e cardíaca. O teste de resistência consiste em correr por alguns minutos em uma esteira com o acompanhamento de um equipamento que mede o número de batidas do coração. No teste de força, o avaliado usa alguns exercícios com pesos, levantando-os ao máximo suportado pelo seu corpo. Depois dos 35 anos, o ideal é fazer um check-up completo antes de começar a fazer atividade física. É importante saber se você tem algum problema cardiovascular ou nas articulações, para evitar que os exercícios, ao invés de benefícios, só piorem seu estado de saúde. Aproveitar todas as vantagens que a atividade física traz para a nossa saúde depende da progressividade. Comece devagar e, aos poucos, aumente o ritmo. Você deve obedecer seus limites. Faça alongamentos e aquecimento antes de começar e ao final, repita a sessão de alongamento. Se começar a sentir dores, procure ajuda médica.


  • Comer bem é o segredo da longevidade

    Se você quer chegar em forma à terceira idade, deve cuidar do que se está comendo desde cedo. Para isso, siga essa receita: * Não pule refeições e acostume-se a fraciona-las em lanches rápidos como frutas, iogurte e gelatina * Em sua salada, combine as cores dos legumes e verduras, pois alguns são mais completos em nutrientes do que outros * O consumo de legumes, verduras e frutas e cereais integrais deve estar em primeiro lugar na sua dieta * Coma frutas. As mais saudáveis são mamão, laranja, manga, caqui, acerola e melão * Diminua a quantidade de gordura ingerida. Prefira carnes magras e leites desnatados. Afasta-se das frituras. * Reduza o consumo de açúcar refinado * Evite a ingestão de álcool e diminua o consumo de cafeína * Beba muita água e mantenha o organismo hidratado



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